sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesPolítica

Câmara de Ipatinga tem renovação de 63%. Bancada feminina permanece com três vereadoras

Ipatinga – A Câmara Municipal de Ipatinga terá uma renovação de 63% a partir do próximo ano. Dos 19 vereadores do atual mandato, sete foram reeleitos para a 15ª Legislatura, que iniciará em 1º de janeiro de 2021 e término no dia 31 de dezembro de 2024. Se considerarmos que cinco dos parlamentares da atual Legislatura não concorreram ao cargo de vereador, a renovação diminui para 50%, haja vista que, dos atuais 19, somente 14 tentaram reeleição. A novidade da nova Câmara é a eleição da ex-deputada e ex-prefeita Cecília Ferramenta e a saída da sua companheira Lene Teixeira.

“Esse cálculo de renovação é feito tomando como base os 19 vereadores. Esse percentual cai para apenas 50% se considerarmos que cinco atuais não disputaram a eleição”, disse o analista da Câmara Nilson Silva.

Apesar de um maior número de mulheres na disputa, a bancada feminina será a mesma eleita da atual Legislatura, com três cadeiras. Atualmente, a Câmara conta com quatro mulheres porque uma suplentes chegou a ocupar o cargo de vereadora desde o ano passado.

Foram reeleitos os vereadores:

Antonio Alves – Tunico (Podemos), Francisco Bastos –  o Chiquinho (PP); Werley Glicério – Ley do Trânsito (PSD); Avelino Cruz –  Vevê (PP); Toninho Felipe (Cidadania); Ademir Claudio (DEM) e Adiel Oliveira (PMN). Já os vereadores Ney Professor (PTC), Herminio Bernardo (PSDB), Vianei (AVANTE), Wellington da Floricultura (PSC), Nivaldo Antonio (PTC), Zé Terez (PSL), Fernando Ratzke (Cidadania), Cida Lima (PT), Professora Mariene (Patriota), Coronel Silvane Givisiez (PSC), Daniel Guedes (PSD), Cecília Ferramenta (PT) foram eleitos em seu primeiro mandato.

O vereador Chiquinho (PP) foi o candidato mais votado nas eleições, com 2.009 votos, sendo reeleito para o seu segundo mandato. “O que diferenciou essa eleição das demais foi o fim das coligações partidárias e a barreira eleitoral de que, seria considerado eleito, apenas aquele candidato que obtivesse 10% dos votos válidos do quociente”, disse Nilson.

Presidente – O próximo presidente e demais cargos para a Mesa Diretora para o biênio 2021/22 irão ser eleitos no próximo dia 1, após empossados. Após a posse, os vereadores elegerão então, seu representante.

O resultado completo das eleições para vereador em Ipatinga pode ser consultado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *