Deputado Agostinho Patrus é reeleito presidente da Assembleia de Minas Gerais
Redação – A Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o segundo biênio da 19ª Legislatura (2019-2023) foi eleita por unanimidade, na manhã desta sexta-feira (4/12/20), em Reunião Especial de Plenário. A eleição teve chapa única. Dos sete integrantes da Mesa, seis foram reeleitos, entre eles o deputado Agostinho Patrus (PV), que vai continuar a presidir a ALMG nos próximos dois anos.
A única mudança foi na 2ª-vice-presidência, que será ocupada pelo deputado Doutor Jean Freire. O deputado Cristiano Silveira é quem ocupa atualmente o cargo. Ambos são do PT.
Além do presidente, vão integrar a Mesa os deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB), como 1º-vice-presidente; Doutor Jean Freire, como 2º-vice; Alencar da Silveira Jr. (PDT), como 3º-vice; Tadeu Martins Leite (MDB), como 1º-secretário; Carlos Henrique (Republicanos), como 2º-secretário; e Arlen Santiago (PTB), como 3º-secretário.
A Mesa eleita tomará posse em Reunião Especial, quando da instalação na 3ª sessão legislativa ordinária, em fevereiro de 2021. E comandará a ALMG até 31 de janeiro de 2023.
Agradecimento – O deputado Agostinho Patrus agradeceu pela recondução à presidência da ALMG. “Obrigado pela confiança em mim depositada. Sei da responsabilidade de continuar a presidir o Parlamento mineiro. Tenho certeza de que teremos mais dois anos de um profícuo relacionamento e de importantes votações”, destacou Agostinho Patrus.
O deputado Antonio Carlos Arantes também agradeceu pela eleição e reforçou sua disposição para o trabalho, assim como os parlamentares Doutor Jean Freire e Tadeu Martins Leite.
Deputados falam sobre eleição e reforçam papel fiscalizador do Legislativo
Os deputados Hely Tarqüínio e Inácio Franco, os dois do PV, Carlos Pimenta (PDT), Elismar Prado (Pros), André Quintão e Ulysses Gomes, ambos do PT, Bosco (Avante), Noraldino Júnior (PSC) e João Vítor Xavier (Cidadania), bem como as deputadas Ana Paula Siqueira (Rede) e Andréia de Jesus (Psol), parabenizaram os eleitos nesta sexta (4).
De modo geral, eles também reforçaram que a instituição obteve muitos ganhos nesta gestão, sobretudo com um trabalho feito de forma independente do Executivo.
Outras iniciativas destacadas pelos parlamentares foram o Assembleia Fiscaliza, que recebe representantes do governo para prestação de contas das ações de suas pastas, reforçando o papel de fiscalização do Legislativo em relação ao Executivo, e as medidas referentes ao enfrentamento da pandemia.
“A ALMG não teve um papel passivo, de fato incidiu na vida dos mineiros e mineiras”, afirmou André Quintão.
Veja o perfil dos integrantes da Mesa
Presidente: Agostinho Patrus (PV)
Está em seu quarto mandato na ALMG, onde ingressou em 2007. Foi eleito presidente para o atual biênio (2019-2021) e reeleito para o próximo, que termina em 31 de janeiro de 2023. Na Legislatura anterior, quando estava em seu terceiro mandato, liderou o Bloco Compromisso com Minas Gerais, foi presidente da Comissão Extraordinária das Barragens e vice-presidente da Comissão de Administração Pública. Empresário, mineiro de Belo Horizonte, é formado em Administração e pós-graduado em Gestão Empresarial e em Logística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com atuação nos setores de transportes e agropecuário. Em 2008, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social e, entre 2011 e 2013, foi secretário de Estado de Turismo.
1º-vice-presidente: Antonio Carlos Arantes (PSDB)
Nascido em Jacuí (Sul de Minas), onde foi prefeito por três vezes, está em seu quinto mandato na ALMG, tendo presidido a Comissão de Agropecuária e Agroindústria na 18ª Legislatura. Produtor rural, é autor de leis como a do Queijo Minas Artesanal e a que instituiu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Familiar. Foi também assessor do deputado federal e ex-ministro Carlos Melles (1994-1996) e diretor-geral da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (2003-2004), no Sul de Minas. Presidiu o Consórcio Intermunicipal de Preservação das Bacias dos Rios São João e Santana e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste Mineiro (Adebras). Foi ainda coordenador e conselheiro do Programa de Renovação da Cafeicultura Regional em 17 municípios.
2º-vice-presidente: Doutor Jean Freire (PT)
É médico e está em seu segundo mandato na ALMG, da qual será membro da Mesa pela primeira vez. Na Legislatura anterior, integrou a Comissão Extraordinária das Águas e comandou a Comissão de Participação Popular, da qual também é o presidente atual. Antes de ingressar na ALMG, foi vereador em Itaobim (Jequitinhonha) por três mandatos consecutivos, trabalhando pela expansão da Universidade Federal dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Desenvolveu por dez anos o projeto Casa do Estudante, renunciando à sua remuneração de vereador em prol da manutenção de moradias estudantis. Filho de trabalhadores rurais, iniciou a carreira como porteiro e atendente de enfermagem no Hospital Vale do Jequitinhonha e depois formou-se em Medicina, dedicando-se ao atendimento da população de Itaobim. Nasceu em Pavão (MG).
3°-vice-presidente: Alencar da Silveira Jr. (PDT)
Jornalista e radialista, nascido em Sete Lagoas (Região Central). Iniciou sua carreira política em 1988, sendo eleito na época o vereador mais jovem da Câmara de Belo Horizonte, onde foi vice-presidente e presidente. Está em seu sétimo mandato consecutivo na ALMG, tendo integrado a Mesa também na 18ª Legislatura, como 2°-secretário. Também foi 2º-secretário e 3º-secretário em legislaturas anteriores. Em 1998, foi presidente da CPI dos Bingos. Entre 2005 e 2006, exerceu a presidência da Comissão Especial dos Aeroportos, da Frente Parlamentar pelo Direito do Transporte Público e da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Presidiu o América Futebol Clube e é membro da Associação Mineira e Brasileira de Cronistas Esportivos e do Centro de Cronistas Políticos.
1º-secretário: Tadeu Martins Leite (MDB)
Nascido em Montes Claros (Norte de Minas), está em seu terceiro mandato na ALMG, para a qual foi eleito pela primeira vez em 2010, aos 23 anos de idade, como o deputado mais jovem da história do Estado. Na legislatura anterior, foi líder da Maioria, presidente da Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Minas e a União e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Foi também o mais jovem secretário de Estado de Minas Gerais, ao assumir, em fevereiro de 2015, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana. Nesta função, entre outras ações, coordenou a Força Tarefa criada pelo governo estadual para avaliar as consequências do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (Região Central), e reativou o processo de regularização fundiária urbana no Estado.
2º-secretário: Carlos Henrique (Republicanos)
Está em seu terceiro mandato na Assembleia de Minas, onde ingressou em 2011. Durante a legislatura anterior, se afastou para ocupar o cargo de secretário de Estado de Esportes, de abril de 2015 até novembro de 2016. Nesse período, coordenou o Núcleo de Articulação Minas 2016 e foi um dos responsáveis pelas atividades referentes à realização dos Jogos Rio 2016 em Minas Gerais. Foi membro efetivo das Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia; Esporte, Lazer e Juventude; e Fiscalização Financeira e Orçamentária. Exerceu ainda três mandatos consecutivos de vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde ocupou a 1ª Secretaria, a Corregedoria e a vice-presidência da Comissão de Legislação e Justiça. É natural do Rio de Janeiro (RJ) e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.
3º-secretário: Arlen Santiago (PTB)
Médico e advogado, está em seu sexto mandato consecutivo na Assembleia de Minas. Na legislatura anterior, também integrou a Mesa da Assembleia no biênio 2017-2019, no mesmo cargo. Foi presidente da Comissão de Saúde, tendo atuado também em outras comissões. Durante a 17ª Legislatura, exerceu a presidência da Comissão Especial das Enchentes. Em 2009, foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos. Foi ainda vice-prefeito de sua cidade natal, Montes Claros (Norte de Minas) e prefeito do município de Coração de Jesus, na mesma região, além de presidir a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) por dois mandatos. Também foi tesoureiro da Comissão Executiva Estadual do PTB e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).