CORONAVÍRUS: Ipatinga seguirá determinação do Estado quanto a isolamento social
Ipatinga – A quarentena pelo sistema de isolamento social horizontal, com estabelecimentos de comércio e serviços mantidos de portas fechadas (exceto alguns segmentos essenciais como supermercados, farmácias, padarias e drogarias, entre outros) está mantida em Ipatinga para os próximos dias, seguindo as últimas deliberações do Governo de Minas. A posição foi reafirmada durante reunião do Comitê Gestor de Crise, na tarde desta segunda-feira (30), atendendo convocação do Executivo municipal. A decisão é que a cidade continuará sendo regida pelas orientações maiores, tanto da Federação quanto do Estado, desde que oficializadas por documentos.
Além do prefeito e integrantes de seu primeiro escalão, também participaram da reunião o Superintendente Regional de Saúde, representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ipatinga, Câmara de Dirigentes Lojistas, Ministério Público, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O prefeito Nardyello Rocha ressaltou a importância de se discutir uma flexibilização para abertura do comércio além do que já é permitido, já que no município estão autorizados todos os atendimentos em sistema ‘delivery’, mas frisou que neste momento as autoridades constituídas adotarão a postura de alinhamento com o Governo do Estado e seguirão as recomendações transmitidas pelo Governador Romeu Zema.
“É evidente que nos preocupamos muito com a saúde financeira dos empreendedores dos mais diversos níveis, mesmo porque o impacto negativo no comércio naturalmente também atinge diretamente a Prefeitura e, de uma forma geral, todos os ipatinguenses. Mas seria insano da nossa parte tomar uma decisão diferente daquela determinada pelo Estado, neste momento que ainda sugere todo cuidado e prudência. Se o Governo estadual flexibilizar ainda mais a abertura do comércio, com certeza nós aqui em Ipatinga também faremos”, disse Nardyello Rocha.
O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias, reforçou o posicionamento pelo isolamento horizontal e sugeriu que os municípios sigam as direções repassadas pelo Estado. O militar também aconselhou que os empreendedores da cidade busquem orientações junto às suas entidades de classe para entender com mais clareza o conteúdo das diretrizes estaduais, “compreendendo o que é permitido e não é permitido em cada segmento”.
O Promotor de Justiça, Rafael Pureza, curador da Saúde no município, reafirmou seu papel institucional de defesa da sociedade como um todo, fazendo um parêntese para externar compreensão quanto à postura do Executivo: “Todos que estão presentes na reunião podem ter opiniões divergentes, mas estou certo de que nenhum de nós que estivesse na posição do prefeito decidiria de forma diferente”.
Testes rápidos
O representante do Ministério Público também anunciou durante a reunião a doação de recursos para viabilização da compra de 1.600 testes rápidos para investigação de casos suspeitos de contaminação por covid-19, já que a ausência e morosidade no veredito para estes exames é um dos maiores gargalos para se compreender mais claramente a extensão das transmissões da doença em cada município e região.