Começa em Fabriciano a implantação do Prontuário Eletrônico na rede municipal de saúde
Fabriciano – O uso da tecnologia vai também otimizar o atendimento aos pacientes, com acesso rápido ao histórico de doenças, tratamentos, medicação utilizada e até as vacinas tomadas ao longo do ano. Se o paciente se consultou em uma determinada data ou se compareceu numa unidade de saúde recentemente, a informação estará armazenada no sistema.
Para implantar o prontuário foi necessário levar fibra ótica até as unidades de saúde e construir uma grande rede de transmissão de dados interligando o serviço com a central da secretaria e a prefeitura. As unidades foram 100% informatizadas e terão internet via cabo.
A auditoria e a fiscalização do serviço de saúde ganham agilidade e mais segurança. O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau vai além e diz que a informatização trará mais organização e deixará o trabalho mais fácil para os servidores. “Nós teremos condições de aperfeiçoar o serviço ao ponto que se um bairro está precisando de um serviço mais do que outro, a gente pode remanejar. Além disso, poderemos usar melhor os recursos da saúde por meio do acompanhamento instantâneo de todas as ações e de todos os estoques”, disse.
Para começar o serviço, a Prefeitura destacou um grupo de servidores que atuarão como multiplicadores da tecnologia. Eles iniciaram o treinamento com a empresa responsável pelo sistema e deverão repassar o conhecimento aos demais.
CARTÃO CIDADÃO
Com a informação das unidades de saúde e a implantação do prontuário eletrônico, a administração municipal ganha condições tecnológicas e começa a colocar em prática uma promessa de campanha, que é o Cartão Cidadão Fabricianense. O dispositivo trará todas as informações da pessoa, como nome, endereço, idade e o número do cartão SUS. A iniciativa é mais uma medida com objetivo de organizar o serviço e dar mais transparência ao atendimento do cidadão.