Chorume que derrama dos caminhões de lixo emporcalha as ruas. Empresa promete solução
Timóteo – Os leitores do JBN sugeriram durante a semana uma pauta envolvendo os caminhões coletores de lixo da cidade de Timóteo. Segundo eles, os caminhões estão emporcalhando a cidade com o derrame de chorume. A reportagem do JBN começou a monitorar a situação indicada pelos moradores e constatou o possível crime ambiental.
Nesta sexta-feira (24), os bairros do Centro Sul e rotatória da 85ª Cia de Polícia Militar foram castigados por um volume enorme de chorume que vazou do caminhão coletor de lixo. Os locais ficaram em estado de miséria.
No Centro Sul, os moradores relataram que a situação tem sido corriqueira. “No início dessa semana, um comércio aqui da Praça 29 de Abril ficou impossibilitado de trabalhar devido ao odor do chorume derramado na rua”, disse a dona Maria Terezinha. “Queremos solução”, implorou.
Um empresário do ramo de coleta de lixo informou ao jornal que a situação constatada em Timóteo se caracteriza crime ambiental. Segundo ele, o caminhão coletor tem que possuir um reservatório de chorume, que quando enche e começa a vazar sem o coletor encher de lixo, tem que ser esvaziado na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. “O chorume não pode ser jogado no aterro sanitário”, destacou, indicando que a empresa prestadora do serviço para evitar tal situação poderia também possuir um caminhão limpa fossa para coletar o chorume dos caminhões, para em seguida descarregar na ETE sem desviar a rota da frota.
Na Prefeitura de Timóteo fomos informados que providências serão tomadas. A empresa Vina, responsável pela coleta do lixo na cidade se dispôs resolver a situação.
Danos ao meio ambiente e nos seres humanos – O chorume, também conhecido como “líquido percolado”, é uma substância originada do processo físico, químico e biológico de decomposição da matéria orgânica. Tem uma característica viscosa e odor desagradável e nauseante, coloração escura, provocando impacto ao meio ambiente por ocasionar a contaminação do mesmo. Na saúde humana, os efeitos do chorume podem aparecer, geralmente, a médio e longo prazo e causar danos irreparáveis devido à presença de metais pesados que possam ser absorvidos pelo organismo com o tempo de exposição e contato ao chorume.