Blitz nas ruas de Fabriciano abre campanha do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual
Fabriciano – A Secretaria de Governança de Assistência Social realiza desta terça, 12 até o dia 18 de maio uma série de blitz nas ruas da cidade para conscientizar a população à respeito da Campanha FAÇA BONITO, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES! A ação faz parte das atividades previstas para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado dia 18 de maio.
Veja abaixo a programação:
- 14/05, 08h às 11h: Semáforo em frente ao Bretas, Av. Magalhães Pinto, 1897, Giovanini
- 14/05, 08hàs 11h: Rotatória da Igreja Católica São Geraldo, R. José Corrêa, 11 – São Geraldo
- 18/05, 13h às 15: Todos os locais acima discriminados simultaneamente.
A Secretária de Governança de Assistência Social, Letícia Godinho, convoca a todos para participar da campanha e abraçar a causa. “Estamos vivendo um momento ainda mais difícil quando se fala em proteção de crianças e adolescentes. Infelizmente o isolamento social aumentou a exposição dos menores aos abusadores” disse.
Segundo Letícia, o abuso de crianças e adolescentes é uma violência que ocorre no silêncio e, neste período de “confinamento”, tende a aumentar. “Essa campanha é para alertar os adultos que a violência sexual é crime e, principalmente, em tempos de distanciamento social imposto pela calamidade pública, estamos atentos a qualquer tipo de violência praticada contra as crianças e adolescentes”, concluiu.
O tema da campanha este ano é “Esquecer é permitir lembrar é combater. Enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes em meio ao distanciamento social “
COMO DENUNCIAR
Mesmo no período de distanciamento social, existem portas de entradas para recepcionar as denúncias, como Disque 100; Polícia Militar 190. Para as pessoas que não tem acesso à internet ou à telefonia, estas devem procurar a rede de proteção do nosso município, a exemplo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Delegacia e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
MONITORAMENTO
A rede de proteção vai monitorar, de forma permanente, eventual aumento no número de casos de crimes praticados contra crianças e adolescentes, em especial os de natureza sexual, durante esse período de distanciamento social, adotando as providências cabíveis. Na sequência, será comunicado à Promotoria da Infância e Juventude, para que as medidas protetivas sejam tomadas.