Aperam confirma a saída do São Camilo/Vital Brazil e a seleção de nova mantenedora
Timóteo (Foto PCReis) – Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (3), o diretor de Recursos Humanos da Aperam, Luiz Otávio Torres Procópio, garantiu que a empresa já deu início ao processo de seleção de possíveis mantenedores para o Hospital Vital Brazil.
Segundo explicou o diretor de Recursos Humanos, após ser comunicada no dia 9 de janeiro, pela Sociedade Beneficente São Camilo, de que não há interesse na renovação do contrato de comodato da sede do Hospital Vital Brazil, em Timóteo, a Aperam criou imediatamente um grupo multifuncional para buscar uma nova mantenedora. Gestores da Aperam e da Fundação Aperam Acesita, que compõem o grupo, estão comprometidos na busca de um novo parceiro que atenda de forma geral os interesses da empresa, dos empregados e da comunidade.
“Temos um levantamento de entidades, com reconhecimento por sua excelência na área de saúde, e estamos analisando as que apresentaram interesse em assumir a gestão do hospital. É importante ressaltar que a qualidade e a excelência dos serviços oferecidos é um critério primordial para a Aperam na escolha da nova mantenedora”, garante Luiz Otávio Torres Procópio, diretor de Recursos Humanos da Aperam e líder do grupo criado.
Perguntado sobre as alegações apresentadas pela Sociedade Beneficente São Camilo para romper o contrato de comodato com a empresa, Luiz Otávio disse não ter conhecimento das razões que motivaram a não renovação do contrato. O diretor garantiu apenas que a Sociedade Beneficente manterá o atendimento da população até o fim do contrato, que se encerra em setembro deste ano.
“A responsabilidade social é um dos principais valores da Aperam e nós vamos dedicar todos os esforços para minimizar os impactos da mudança de mantenedora para a comunidade, para os empregados e para a empresa. Nos 27 anos de parceria com a Sociedade Beneficente São Camilo, nossa relação sempre foi pautada no respeito, profissionalismo e transparência e a agradecemos pelo serviço prestado”, afirma o diretor.
Histórico sobre o Hospital
O Hospital Acesita foi fundado em 1952, sob a administração da então Acesita, para atender a comunidade de Timóteo e cidades próximas (Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, Córrego Novo, São José do Goiabal, Dionísio etc.), iniciativa que visava estimular a fixação dos empregados na cidade e como um hospital geral.
A gestão de funcionamento do Hospital Acesita era de responsabilidade da empresa até o ano de 1992, quando foi firmado o contrato de comodato com a Sociedade Beneficente São Camilo para administração e operação do hospital. A entidade foi renomeada como “Hospital Maternidade Vital Brazil”.
Como condição, a Aperam South America solicitou à Sociedade Beneficente São Camilo, a obtenção da Certificação ONA, que avalia e certifica a qualidade dos serviços de saúde.
O contrato de cessão de comodato foi renovado 4 vezes e o atual prazo de cessão é até setembro de 2020, poderia ser renovado por mais 10 anos, condicionado ao nível de certificação ONA Nível 3, que foi concedido em 2019.