ALERTA: Ipatinga está com 95% dos leitos covid-19 ocupados. Veja a situação de Timóteo e Fabriciano
Ipatinga – A Prefeitura de Ipatinga confirmou, nesta sexta-feira (27), por meio da Secretaria de Saúde, mais um óbito decorrente de complicações por Covid-19. Trata-se de um homem de 81 anos, do bairro Caravelas, que estava internado no Hospital Municipal. Com mais este óbito, Ipatinga soma 243 mortes por complicações da COVID-19 desde o início da pandemia.
O HMEM forneceu à família todas as informações quanto à causa da morte e, de acordo com o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, repassou as orientações quanto aos trâmites a serem seguidos no sepultamento.
As autoridades de saúde estão preocupadas porque a perspectiva é a de que pelo menos nas próximas quatro semanas sejam avassaladoras. Apesar da direção do Hospital Metropolitano de Coronel Fabriciano não ter se manifestado a respeito do assunto, o JBN apurou que os leitos covid na unidade estão saturados. “Por favor, redobrem as medidas de isolamento e distanciamento e não fiquem na espera milagrosa da vacina, pois, provavelmente só a teremos a partir do mês de março de 2021, com uma expectativa bem otimista para isso acontecer”, informou a nossa fonte.
EM TIMÓTEO 40% dos leitos covid-19 estão ocupados
Em relação aos questionamentos do JBN feitos acerca do percentual de ocupação de leitos para Covid-19 no Município de Timóteo, a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta data (27/11) 40% dos 18 leitos clínicos do Centro de Referência à Covid-19, no bairro Olaria, estão ocupados. A UTI do Hospital e Maternidade Vital Brazil também possui uma taxa de ocupação de 40% dos 10 leitos disponíveis.
EM FABRICIANO 40% dos leitos covid-19 estão ocupados
O Hospital Dr. José Maria Morais administrado pela prefeitura de Coronel Fabriciano atualmente conta com 10 leitos UTI credenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mais 10 leitos que são mantidos pelo município. Sendo 8 deles ocupados. O hospital conta ainda com 15 leitos de Suporte ventilatório, sendo que deste total, 5 encontram-se ocupados por pacientes que fazem tratamento da Covid-19.