Abertura da ponte velha na próxima segunda-feira é uma vitória política do Vale do Aço
Timóteo – A liberação da ponte é resultado de uma ampla articulação e dos esforços das lideranças políticas regionais, empresários, associações comerciais e entidades de classe
A reabertura da antiga ponte sobre o Rio Piracicaba, ligando os municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano na próxima segunda-feira (20) é uma conquista de todo o Vale do Aço, haja vista que trata-se de um importante equipamento de infraestrutura rodoviária para todo o Leste Mineiro.
A ponte estava totalmente interditada há mais de um ano para as obras de reforma que incluíram reforço estrutural da fundação, pilares e vigas e modificação na geometria com inclusão de passeio na lateral direita. Executada pela Vereda Engenharia Ltda, o valor da restauração foi da ordem de R$ 9,8 milhões.
Desde 2012, no entanto, que a região teve que conviver com a interdição parcial do equipamento, com a liberação do trânsito apenas para veículos leves, o que causou inúmeros prejuízos para o comércio local e para o trânsito de ônibus coletivos e caminhões.
No último ano o fechamento total da ponte causou enormes transtornos com o engarrafamento de veículos nos horários de pico na ponte nova, atrasos e retração na atividade econômica dos comércios localizados próximos à ponte.
A liberação da ponte para o tráfego de caminhões e ônibus é resultado de uma ampla articulação e dos esforços que envolveram as lideranças políticas regionais, os empresários, associações comerciais e entidades de classe, por meio de audiências públicas, reuniões em Belo Horizonte e Brasília, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para agilizar a restauração desse equipamento.
“A mobilização de toda a sociedade para que essa obra fosse executada é um exemplo de que a união é fundamental para a viabilização das demandas regionais. Essa ponte é um importante equipamento de infraestrutura e de logística para a região Leste mineira e vai devolver a normalidade ao fluxo de veículos entre Timóteo e Coronel Fabriciano”, destacou o prefeito de Timóteo Douglas Willkys.