Com sanção da lei Aldir Blanc, Cadastro Cultural continua em Fabriciano
Fabriciano – Com a sanção da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, pelo Governo Federal, a Prefeitura de Fabriciano, por meio da Gerência de Cultura, reforça a importância da realização do cadastro cultural por parte dos artistas da cidade. A iniciativa visa traçar um panorama detalhado do segmento no município, com dados e contatos de profissionais, área de atuação, necessidades da categoria dentre outros.
A lei Aldir Blanc disponibilizará aos municípios e estados, recursos diretos para serem distribuídos aos agentes, espaços e movimentos culturais. O Governo Federal orienta que os agentes, espaços e movimentos culturais, sejam registrados como pessoas físicas ou jurídicas e para que possam se beneficiar destes recursos, estejam cadastrados em alguma plataforma de mapeamento cultural.
Em Coronel Fabriciano, será considerada o Cadastro Cultural, que é feito pela internet através de link disponibilizado no site da Prefeitura. É fundamental que artistas, produtores culturais, atores, dançarinos e todos os outros que vivem da arte se cadastrem. O objetivo é formar e manter um banco de dados atualizado e online, de forma prática e acessível, sistematizando as informações para o desenvolvimento de projetos e ações.
O cadastro também é útil para a construção de indicadores relacionados ao setor e para desenvolvimento econômico de Fabriciano. Por meio dos dados obtidos, a Secretaria poderá verificar os principais aspectos de oferta e demanda culturais, absorvendo parte dos serviços disponíveis em projetos como eventos, feiras, palestras e capacitações, além de promover os artistas locais.
O cadastro é rápido e permite anexar informações como trajetória artística e obras já realizadas. Além disso, há a possibilidade de se anexar imagens. Não há faixa etária mínima para se inscrever. Clique aqui e faça seu cadastro:
Mais informações, podem ser obtidas através do número 3842-2543 que também é WhatsApp.