Unileste conquista nota máxima em avaliação do Ministério da Educação
FABRICIANO – No ano em que comemora seus 50 anos, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) tem sua qualidade e excelência reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Após receber, na última semana, a visita da Comissão Avaliadora do MEC para Recredenciamento, a instituição obteve nota máxima: o cinco. Na oportunidade, os avaliadores conheceram a história, infraestrutura, projetos acadêmicos, corpo docente, técnico e discente do Centro Universitário.
Nota máxima, o Unileste comprovou a elevada qualidade do ensino oferecido, a qualificada capacitação dos profissionais que compõem o quadro da instituição, a proposição de metodologias ativas aos estudantes – estimulando a capacidade de resolução de problemas e preparando-os adequadamente para o atual mercado de trabalho. Além disso, a instituição também teve atestada a sua pertinência social, por meio de projetos e iniciativas que contribuem diretamente para o desenvolvimento regional, e o forte incentivo ao aperfeiçoamento constante do corpo docente e administrativo.
O reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, enalteceu a importância da avaliação e a influência de toda comunidade acadêmica na conquista. “Tudo o que o Unileste tem feito ao longo dos anos, nossa proposta acadêmica, corpo docente e administrativo, estrutura disponível aos estudantes e atuação no desenvolvimento social da região foram, mais uma vez, reconhecidos pela excelência”, afirma.
A avaliação
Os eixos destacados para a avaliação foram: o planejamento e avaliação institucional, o desenvolvimento institucional, as políticas acadêmicas, as políticas de gestão e a infraestrutura. A avaliação do MEC tem por objetivo verificar se as instituições atendem aos padrões necessários para a oferta de um ensino de qualidade e oferecem as condições estabelecidas para sua inclusão no tipo de estabelecimento no qual estão classificadas.