Prefeito recebe alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Ipatinga – O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, recebeu com honras, na manhã desta quarta-feira (6), na sala de reuniões do seu gabinete, os alunos de escolas municipais que conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Foram 10 estudantes-destaque, sendo quatro deles premiados com medalhas de ouro.
Durante a cerimônia, o Executivo elogiou o feito dos alunos e destacou a importância do resultado para o município. “Mesmo em um momento de dificuldades extremas vividas pela cidade em relação às finanças, o resultado de vocês mostra que estamos no caminho certo. Essas medalhas representam o alto nível da educação de Ipatinga, vocês representam com louvor nossos 20.500 alunos e mostram que nosso sistema de ensino não deve nada a nenhum outro”, disse o prefeito.
A Escola Zélia Duarte Passos, do bairro Bethânia, foi o estabelecimento de ensino municipal que alcançou o maior número de medalhas de ouro – três. Uma de suas alunas faturou também medalha de prata. “Ficamos muito felizes. Só tenho a elogiar todo o engajamento dos professores e alunos para alcançar esse resultado”, afirmou o diretor Nelson Rodrigues Souza.
Além de ganharem medalhas, três dos alunos da Escola Zélia Duarte foram classificados para representar a cidade na etapa na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia (OLA), a se realizar no ano que vem. Para se classificarem, os alunos precisavam estar cursando o nono ano, como é o caso de Rafael Medeiros. “Foi uma sensação incrível, é uma recompensa por todo o trabalho realizado”, comemora.
Quatro alunos da Escola Levindo Mariano, do bairro Bom Jardim, também foram premiados. Eles receberam uma medalha de ouro e três de bronze. A Escola Altina Olívia Gonçalves, do bairro Iguaçu, teve um medalhista de prata. Uma aluna da Escola Deolinda Tavares Lamego (Bethânia) ganhou uma medalha de bronze.
Investimento
O resultado premia o esforço da Administração por grandes investimentos feitos nos últimos meses na área da educação. No caso da OBA, a secretária de Educação de Ipatinga, Eva Sônia, destaca que houve todo um trabalho prévio envolvendo profissionais da secretaria, direção de escolas, professores e alunos.
“Isto é fruto de um trabalho árduo com envolvimento conjunto da Secretaria, equipe diretiva, professores e alunos. Bem antes da prova, levamos as escolas para participarem de uma semana completamente voltada para a astronomia, no Parque da Ciência. A Secretaria ainda trouxe o Planetário da OBA para a cidade, oferecendo ensino prático aos alunos. Temos que agradecer a todos pelo empenho”, conclui.
Alunos premiados
M. Zélia Duarte Passos
Carolina Sabino Stocler – Ouro
João Victor Rodrigues – Ouro
Rafael Medeiros da Fonseca – Ouro
Paloma Carvalho Dias – Prata
M. Levindo Mariano
Davi Guilherme Dias dos Santos – Bronze
Gabriel Leandro Pereira – Ouro
Vitória Oliveira Pires – Bronze
Yuri Moreira Maciel – Bronze
M. Altina Olívia Gonçalves
Lucas Henrique da Silva – Prata
M. Deolinda Tavares Lamego
Lívia Oliveira Rodrigues – Bronze