Noite festiva marca a posse dos novos diretores e vices das escolas municipais de Timóteo
TIMÓTEO – Na noite desta segunda-feira (21), foi realizada no auditório da prefeitura, a solenidade de posse dos 15 diretores e 23 vices escolhidos democraticamente em processo direto pela comunidade escolar de Timóteo. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Esporte e Lazer, contou com a participação do prefeito Douglas Willkys; o vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Vespa; o presidente da Fundação Aperam Venilson Vitorino, e o presidente da Câmara Municipal de Timóteo, Professor Diogo Siqueira. Também prestigiaram o acontecimento os vereadores Geraldo Gualberto, Raimundo Nonato Vieira e Ivair Guimarães.
Ao todo foram empossados 15 diretores e 23 vices (algumas escolas possuem mais de um vice por causa do número de alunos), escolhidos democraticamente em processo direto pela comunidade escolar, realizado no dia 9 de dezembro. O mandato é de três anos, entre 2019 e 2021.
Ao todo, 111 profissionais da Educação se inscreveram para o processo que teve início em outubro com uma prova de certificação. O objetivo dessa avaliação formal era aferir as habilidades técnicas e pedagógicas para o exercício dos cargos. O processo foi conduzido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), ligada a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o professor Vespa, a posse dos diretores e vices é “a finalização de uma etapa do processo eletivo e o início de uma nova fase nas escolas da rede municipal de ensino”. “A consolidação da democracia nas escolas será o resultado da gestão participativa e comprometida dos dirigentes nos educandários por meio da abertura e envolvimento de toda comunidade escolar”, disse. Ele lembrou que a eleição dos diretores e vice é o cumprimento de uma pauta de reivindicações dos próprios profissionais da educação do município.
O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, por sua vez, ressaltou que o processo foi uma forma de valorização da categoria e da própria comunidade escolar, que tinha o anseio de eleger diretamente os gestores das unidades. “Temos confiança na capacidade dos profissionais que estão assumindo a direção das escolas e a certeza que será construída uma gestão participativa, democrática e transparente”, pontuou o prefeito.
DIRETORES EMPOSSADOS
– Escola Municipal Clarindo – Diretora Carmem Lúcia Mendes
– Escola Municipal do Alvorada – Diretora Márcia Lessa Nunes
– Escola Virgínia S. Reis – Diretora Arlete Fernandes Oliveira
– Escola Cecília Meireles – Elisângela Cristina
– Escola José Moreira Bowen – Diretora Luciana Aparecida Alves
– Escola Municipal Limoeiro – Diretora Sandra Terezinha Pimenta
– Escola Municipal João Bolinha – Diretora Kelpia Heladia Barros
– Escola Municipal Ana Moura – Diretora Maria Helena Teixeira
– Escola Municipal Joaquim F. Sousa – Diretor Leonardo Silva Carvalho
– MAMP – Diretor Edson José de Morais
– Escola Municipal Monteiro Lobato – Diretora Cláudia Regina Daros Silva
– Escola Municipal Angelina A. Carvalho (Não teve eleição)- A diretora será indicada.
– IMETT – Diretora Ana Paula Corrêa Araújo
– Escola Municipal Novo Tempo – Diretora Elaine Calixto de Oliveira
– EJA – Diretora Maria Ângela Silva