Deputado defende ampliação de vagas na Escola de Tempo Integral
REDAÇÃO – Com uma lista das escolas contempladas para a ampliação a partir do segundo semestre deste ano, o deputado Celinho solicitou à Secretária mais vagas para a educação integral na Região Metropolitana do Vale do Aço e do Colar Metropolitano – atualmente, com um total de 74 escolas, apenas 20 contam com a modalidade de ensino integral.
Júlia Sant´Anna afirmou que no primeiro semestre foram criadas 30 mil vagas, em 500 escolas. Com a ampliação prevista para o segundo semestre, a rede estadual chegará ao fim de 2019 com 64 mil vagas para o ensino integral, em 1.395 escolas, de 533 municípios.
No segundo semestre, serão abertas 34 mil vagas – 9 mil vagas a mais que o acordado entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que previa abertura de 25 mil vagas em agosto próximo.
Celinho recebeu da Secretaria a confirmação que parte de seus pleitos de ampliação de vagas para o Ensino Integral serão atendidos ainda no segundo semestre. Serão indicadas a E. E Felisberto de Britto, em Antônio Dias; a E.E Maria Izabel Moreira Pinto, em Braúnas, a E.E Caetano Dias, em Mesquita e a E.E Antônio Luiz, em Santana do Paraíso.
Em Coronel Fabriciano, serão atendidas as escolas estaduais Doutor Querubino, Intendente Câmara, Professora Celina Machado e Coronel Silvino Pereira.
De Ipatinga, serão contempladas as escolas Laura Xavier Santana, Professora Maria Antonieta, Haydée Maria Imaculada Schittini, Dona Caetana América Menezes, Wilson Alvarenga, Manoela Soares Bicalho e da E.E Sônia Maria Silva Gomes.
Em Timóteo, São Sebastião, Capitão Egídio Lima, Professora Hilda de Araújo Osório Zauza, Leôncio de Araújo e João Cotta de Figueiredo Barcelos.
Reconhecendo os esforços da Secretaria, o Deputado falou das particularidades regionais – segunda Região Metropolitana do Estado – e das várias escolas que precisam do Ensino Integral e que também cumprem os requisitos indicados pela Secretaria e insistiu na inclusão de outras escolas estaduais, como Presidente Tancredo Neves, em Belo Oriente, Joaquim Eliziário da Silva, em Santana do Paraíso e Tenente José Luciano, Timóteo.
De Ipatinga, Celinho incluiu as escolas Chico Mendes, Prof. Elza de Oliveira Lage e João Walmick. E de Coronel Fabriciano as escolas Professor Pedro Calmon, Zacarias Roque, Professor Francisco Letro, Raulino Cotta Pacheco e Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto.
A Secretária reconheceu a legitimidade e a importância da demanda apresentada pelo deputado e se comprometeu a estudar caso a caso e averiguar a possibilidade de ampliação do número de vagas para Escola Integral na Região Metropolitana e no Colar Metropolitano do Vale do Aço.
Recuperação Física das Escolas
Outro ponto abordado foi a necessidade de incluir a Região no “Programa de Revitalização de Escolas Estaduais de Minas Gerais – Mãos à obra na escola”, criado para recuperar as instalações das unidades escolares.
O Governo do Estado anunciou em maio, investimentos na ordem de R$ 21 milhões para intervenções em 132 escolas de 92 municípios de várias regiões do estado. Porém, a Região Metropolitana e o Colar não foram contemplados adequadamente e à altura das demandas regionais.
Celinho lembrou à Secretaria as dificuldades porque passam algumas escolas e apresentou um relatório de demandas construído a partir de reuniões com as escolas e a superintendência regional de Coronel Fabriciano, deixando claro que as escolas se enquadram nos critérios exigidos pela Secretaria.
O Deputado Celinho Sintrocel intercedeu pela recuperação das seguintes escolas: Albertino Ferreira Drumond e Joaquin Eliziário da Silva, de Santana do Paraíso e Professor Lettro, de Antônio Dias. De Coronel Fabriciano, Celinho indicou Alberto Giovannini, Padre José Maria De Man e Professora Celina Machado. De Ipatinga: Doutor Ovídio De Andrade, Engenheiro Márcio Aguiar Da Cunha, Maurílio Albanese Novaes e Almirante Toyoda. E de Timóteo a E.E. Capitão Egídio Lima.
A Secretária confirmou que as escolas estaduais Padre Deolindo Coelho e Dr. Querubino, de Coronel Fabriciano, João XXIII de Ipatinga e Tenente Luciano, de Timóteo, serão contempladas na segunda etapa do Programa Mãos às Obras.
Celinho insistiu na necessidade de abranger outras unidades. Sendo assim, a Secretária solicitou à sua assessoria que prepare um estudo com vistas a incluir as escolas indicadas no relatório do Deputado na segunda etapa do Programa e se comprometeu a dar uma resposta o mais breve possível.
Júlia Sant’Anna afirmou que “as escolas priorizadas serão aquelas em situação de emergência, em condições mais precárias segundo os levantamentos que temos” e elogiou a atitude do Deputado Celinho de ajudar a encontrar soluções e buscar sempre o entendimento.
Manutenção da E.E. Dr. Querubino – O Deputado Celinho solicitou à Secretaria que mantenha a Dr. Querubino atendendo aos alunos do Ensino Médio. Ao averiguar que existem três escolas em condições de serem municipalizadas, imediatamente, e que o índice de municipalização do ensino na Cidade é de apenas 60%; a Secretária deixou claro que aguarda apenas um posicionamento da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano para posterior decisão, mas que a princípio sua preferência é pela municipalização das outras escolas.
Eleição na E.E. Joaquim Gomes – Celinho solicitou uma posição da Secretaria a respeito das eleições da diretoria da E.E. Joaquim Gomes. Ao saber do ocorrido, a Secretária se comprometeu a dar uma solução urgente e garantir a escolha de Diretor e Vice-diretor por parte da comunidade escolar o mais rápido possível.
Curso Profissionalizantes – O Deputado também solicitou à Secretaria que instale cursos profissionalizantes nas escolas – principalmente de magistério. A Secretária reconheceu a importância, as necessidades e a demanda pelos cursos, contudo, segundo ela, não há, no momento, recursos disponíveis e se comprometeu a tentar viabilizar uma solução.
Ao final da reunião, o Deputado Celinho Sintrocel agradeceu a atenção da Secretária e a convidou para visitar a Região Metropolitana do Vale do Aço e o seu Colar, para verificar in loco os avanços e os problemas da Educação na Região.