sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Projeto Sanear Rural beneficia moradores de Ipatinga com a entrega de 100 fossas sépticas

IPATINGA – Em parceria com a Emater e a Agrifipa, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), promoveu na manhã desta quarta-feira (12), na Estação Qualifica, no centro da cidade, um encontro com os beneficiários do Projeto  Sanear Rural para a realização do curso sobre saneamento básico, tecnologia, funcionamento e manejo  de fossas. O curso ministrado pelos técnicos da Emater faz parte da etapa conclusiva do programa.

O Projeto Sanear Rural disponibilizou a construção de 100 fossas sépticas e a realização da  limpeza de outras 55, já existentes.

O gerente da Seção de Apoio à Produção Rural, Washington da Costa Neto, ressalta que esse tipo de fossa, sendo utilizado corretamente, tem uma vida útil longa e atende aos critérios ecologicamente corretos. A Emater complementa que o modelo apresenta baixo consumo de energia e oferece tolerância à variabilidade de carga. Além disso, respeita-se a harmonia paisagística e não são utilizados produtos químicos.

O projeto Sanear Rural é realizado pela Associação dos Agricultores Familiares de Ipatinga (Agrifipa) e a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e a Fundação Banco do Brasil.

As fossas foram oferecidas aos moradores das comunidades de Córrego dos Lúcio, Ipaneminha, Ipanemão, Taúbas, Tribuna, Pedra Branca, Bocaina e Morro Escuro.

O secretário da Semdetur, Luís Henrique Alves, falou da importância da iniciativa para promoção da qualidade de vida dos moradores da zona rural de Ipatinga. “As  fossas foram construídas em áreas mais remotas e desprovidas de infraestrutura de saneamento básico  e irão beneficiar várias famílias. Assim sendo, o meio ambiente agradece e os moradores também”.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *