Programa Mobiliza pelos Caminhos do Vale completa quatro anos e chega a 54 cidades participantes
Cerimônia realizada em Ipatinga marcou a entrada de 18 novos municípios na iniciativa que já recuperou mais de 1,4 mil quilômetros de estradas rurais no leste de Minas Gerais
IPATINGA – Diretores e integrantes da equipe responsável pelo programa Mobiliza pelos Caminhos do Vale se reuniram na tarde desta quarta-feira, 13 de março, para a assinatura dos contratos de coparticipação de 54 municípios, sendo 18 novos participantes. A ação marca a comemoração do aniversário de quatro anos do programa, que já beneficiou 1,3 milhão de pessoas em toda a região do Vale do Aço, e é realizada pela Usiminas em parceria com a Associação e Consórcio dos Municípios do Vale do Aço – AMVA / CIMVA.
Com a chegada dos novos municípios, a iniciativa começa a ser aplicada fora da região de origem e mostra potencial para crescer e agregar mais ações em um grande guarda-chuva de cooperação entre empresa, poder público e comunidades. “O programa cresceu mostrando resultados visíveis e mudando a realidade das pessoas de diversas comunidades rurais. E o que foi pensado como uma contrapartida se tornou um programa independente, o ‘Todos pela Água’, que vem ganhado visibilidade e se tornando uma ação de grande impacto para a sociedade”, avalia Túlio Chipolleti, vice-presidente Industrial da Usiminas.
E foi em razão desse crescimento das ações sociais e ambientais, ligadas ao Caminhos do Vale, que a Usiminas decidiu reestruturar sua forma de atuação socioambiental e agrupar as diversas iniciativas em um eixo chamado Mobiliza. “Dessa maneira, organizamos as ações de modo independente para facilitar o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, garantimos uma unidade em busca dos objetivos definidos pela empresa”, conta o vice-presidente.
Em quatro anos, o Mobiliza pelos Caminhos do Vale apresentou, entre outros resultados, a recuperação de mais de 1,4 mil quilômetros de estradas rurais e outros 80 quilômetros de vias urbanas em 36 municípios. O trabalho nas estradas é realizado utilizando o agregado siderúrgico – coproduto resultante da fabricação do aço – especialmente tratado para esse fim. Como contrapartida à doação do material pela Usiminas, as cidades participantes realizam a recuperação de nascentes e outras iniciativas socioambientais, com a participação das comunidades diretamente beneficiadas e também estudantes da rede pública de ensino. O resultado é a identificação, revitalização e proteção de quase 1.500 nascentes. No âmbito do programa Todos pela Água, a Usiminas contratou o Instituto Interagir, especializado no tema, para realizar a gestão das nascentes e capacitar as prefeituras parceiras.
O presidente da Amva/Cimva e prefeito de Entre Folhas, Ailton Silveira, ressaltou que o programa melhorou sensivelmente estradas rurais. Ele considera o “Caminhos do Vale” um dos programas mais importantes para a região, com reflexo na integração das comunidades, no atendimento da saúde, segurança e limpeza pública rurais, regularidade das aulas e escoamento da produção. “A Usiminas, mais uma vez, mostra sensibilidade ao nos ajudar a resolver um problema que parecia não ter solução. A interrupção das aulas, por exemplo, é coisa do passado. Por isso, não abrimos mão desta parceria”, disse Silveira.
Para 2019, a expectativa é distribuir cerca de 900 mil toneladas de agregado siderúrgico para a pavimentação de aproximadamente 650 quilômetros de estradas.
Clique na imagem e conheça os resultados do programa :
Caso você queria publicar o vídeo, clique no link para download: https://we.tl/t-cuwiQTsQBi
Resultados
ü 1,8 milhão de toneladas de agregado siderúrgico aplicados
ü 1,3 milhão de pessoas beneficiadas
ü 1.417 km de estradas rurais recuperadas
ü 80 km de vias urbanas recuperadas
ü 72 mil viagens de caminhões 25t
ü 54 municípios participantes no Leste Mineiro
ü 1.445 nascentes em processo de recuperação
ü 572.700 mudas plantadas (média de 396/nascente)
ü 141.960 mourões utilizados
ü 425.880 metros de arame fixados
Cidades participantes
(as novas entrantes estão marcadas em negrito)
- Açucena
- Águas Formosas
- Alvinópolis
- Antônio Dias
- Belo Oriente
- Bom Jesus do Galho – Revés
- Braúnas
- Bugre
- Caratinga
- Coimbra
- Coronel Fabriciano
- Córrego Novo
- Dionísio
- Dom Cavati
- Dores de Guanhães
- Engenheiro Caldas
- Entre Folhas
- Governador Valadares
- Inhapim
- Ipaba
- Ipatinga
- Itambacuri
- Itanhomi
- Jaguaraçu
- Jenipapo de Minas
- Joanésia
- Ladainha
- Malacacheta
- Manhuaçu
- Manhumirim
- Marliéria
- Mesquita
- Naque
- Nova Era
- Periquito
- Piedade de Caratinga
- Pingo D’agua
- Poté
- Santa Rita de Minas
- Santana do Paraíso
- São Domingos das Dores
- São Domingos do Prata
- São Geraldo da Piedade
- São João do Oriente
- São José da Safira
- São José do Goiabal
- Sem Peixe
- Sobrália
- Taipé
- Tarumirim
- Timóteo
- Ubaporanga
- Vargem Alegre
- Vermelho Novo