Prefeitura contrata fundação ligada a USP para fazer ‘pente fino’ na folha pagamento
TIMÓTEO – A assinatura do contrato PG 082/2019 entre a Prefeitura de Timóteo e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada a Universidade de São Paulo (USP), nesta sexta-feira (26), concretiza um antigo sonho dos servidores efetivos e do sindicato da categoria. O trabalho a ser desenvolvido inclui a análise de conformidade da folha de pagamento e o estudo para revisão dos estatutos que regem a vida do servidor público.
O documento foi assinado pelo prefeito Douglas Willkys; pela secretária municipal de Administração, Simone Araújo Sousa; pelo procurador Humberto Abreu; e pelo membro do conselho curador da Fipe e pesquisador sênior da entidade, professor Denisard Alves. Participaram ainda do ato de assinatura os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Timóteo (Sinsep), Jenifer Graciele Gomes e Israel dos Passos Arcanjo; o vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa; e o secretário de Governo e Comunicação da prefeitura, Jair Ribeiro.
O valor do contrato é de cerca de R$ 1,7 milhão e o prazo para a sua execução é de oito meses. A secretária de Administração explicou que cinco fundações sem fins lucrativos foram convidadas a apresentar propostas: Fundação Getúlio Vargas (FGV); Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep); Fundação Instituto de Administração (FIA); Fundação João Pinheiro (não quis participar do pleito) e Fipe, que teve a sua proposta aprovada.
“Todo rito burocrático-administrativo necessário para a definição da fundação foi respeitado”, disse Simone Araújo. Ela explicou também que foi formada uma comissão de servidores efetivos e um representante do Sinsep para acompanhar o levantamento executado pelos técnicos da Fipe.
Cobrança
O diretor financeiro do Sinsep, Israel Arcanjo, lembra que há vários anos, a entidade sindical cobrava dos gestores municipais por essa iniciativa, que prevê levantamentos da folha de pagamentos dos servidores ativos e inativos e a revisão do plano de carreira dos servidores. “Ainda bem que conseguimos viver pra assistir a esse momento tão esperado pela categoria”, pontuou o sindicalista.
O prefeito Douglas Willkys, por sua vez, reconheceu que ao longo dos últimos anos os servidores têm enfrentado circunstâncias na vida pública quer têm refletido negativamente na vida pessoal deles. O prefeito também citou como ponto positivo o fato de o sindicato estar participando das discussões, assim como o Ministério Público que tem acompanhado as ações da atual gestão da Prefeitura de Timóteo para resolver pendências que se arrastam há vários anos.