Prefeitura amplia período educativo do Estacionamento Rotativo Digital
IPATINGA – Embora já utilizado com naturalidade por muitos, a Prefeitura de Ipatinga estendeu até o próximo sábado (23) o período educativo relativo ao Estacionamento Rotativo Digital, implantado no dia 11 de março, para que os usuários continuem se adaptando às normas do sistema. A campanha de conscientização terminou no último sábado (16), mas atendendo a pedidos de motoristas, a Administração Municipal decidiu nesta terça-feira (19) ampliar o prazo.
Até o próximo sábado (23), será cobrado apenas o tempo em que o usuário permaneceu na vaga, após esgotados os 15 minutos de gratuidade. A utilização do estacionamento por 30 minutos custa R$ 1. São cobrados R$ 2 por hora e R$ 4 por duas horas. Quem não tiver acesso a celular ou preferir pode comprar os créditos em lojas credenciadas. Nos dois modelos, é emitido um comprovante de pagamento.
Já na segunda-feira (25), a Taxa de Regularização, prevista no Decreto 8.967 de 2018, que regulamenta o Rotativo no município, volta a ser cobrada, porém de forma gradativa.
Conforme previsto em lei, a Taxa de Regularização equivale a 20% do valor da Unidade Padrão Fiscal da Prefeitura de Ipatinga (UFPI), R$ 22,96. Nesta terça-feira (19), o prefeito Nardyello Rocha encaminhou um ofício à empresa vencedora do processo licitatório para gerenciar as áreas de Zona Azul solicitando que a tarifa seja aplicada de forma gradativa a partir da próxima segunda-feira.
Aplicação gradativa
Durante os primeiros 30 dias, quem não tiver quitar o valor relativo à vaga de estacionamento após os 15 minutos de gratuidade permitidos pagará uma taxa de R$ 10; a partir do segundo mês, o valor será de R$ 14; no 3º mês, R$ 18, e somente a partir do 4º mês é que Administração Pública aplicará o valor de R$ 22,96, previsto no decreto.
“Daremos toda a oportunidade ao motorista de estar regular. Eu fiz essa solicitação à empresa que presta o serviço e fomos atendidos. Essa forma gradativa vai entrar em vigor na segunda-feira, e até sábado permanece o período educativo. Precisamos lembrar que hoje o usuário pode ir ao Centro de Ipatinga e encontrar vaga sem muita demora, com todas as condições para fazer com tranquilidade as suas compras onde melhor lhe convier”, enfatizou o prefeito.
Créditos de estacionamento
Quem pagou a Taxa de Regularização no valor de R$ 22,96 tem o valor revertido em créditos de estacionamento, descontado o tempo de permanência na vaga. Quanto à pessoa que chegou a receber a notificação e não pagou por ela, a empresa do Rotativo dará baixa na taxa mediante pagamento de R$ 2, que corresponde a uma hora de estacionamento.
Nas duas situações, para regularizar o débito é importante que o usuário procure os monitores escalados para a fiscalização nas ruas ou o escritório da Zona Azul, que fica na avenida Zita de Oliveira, 294, no Novo Centro.
Nardyello Rocha lembra que a chamada Taxa de Regularização foi uma situação intermediária criada para evitar que o motorista seja penalizado imediatamente com a multa de R$ 195,23, mais cinco pontos na carteira, como ocorria nos governos anteriores. “O objetivo do Estacionamento Rotativo não é penalizar o usuário, mas assegurar uma utilização ordenada das vagas em benefício de todos e evitar que o motorista seja penalizado diretamente com a multa grave. Diferentemente dos anos anteriores, hoje, o usuário tem a opção de regularizar a situação em até 3 dias úteis e pagar somente a Taxa de Regularização antes que a infração vire uma multa grave”, esclareceu o prefeito.
Gargalo
De acordo com estudos feitos pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), cerca de 70% das vagas do Centro de Ipatinga (1.430) eram usadas por quem trabalha no Centro. A falta de rotatividade gerou inúmeras reclamações e pedidos por parte de motoristas e entidades que representam o comércio para que Administração Municipal tomasse uma providência o mais rápido possível.
No ano passado, a Prefeitura de Ipatinga pôs fim ao gargalo ao licitar uma empresa para prestar o serviço do Rotativo na cidade. “Enquanto o processo de licitação transcorria, nós recebemos inúmeras reclamações porque no Centro não tinha lugar de parar. O
cliente ficava rodando sem achar lugar e, na maioria das vezes, ia embora. Após encerrar o processo licitatório, partimos para a implantação do sistema digital, e o que observamos hoje é um trânsito menos conturbado, onde o motorista pode facilmente achar uma vaga para estacionar”, observa o prefeito.
Como adquirir o ticket
O ticket de estacionamento pode ser adquirido de quatro formas: baixando o aplicativo da Central Park no celular; indo diretamente ao escritório da Zona Azul, na avenida Zita de Oliveira, 294, no Novo Centro; recorrendo às 38 lojas credenciadas ou aos monitores identificados que ficam espalhados pelo Centro.
Ficou muito bom
Parabéns, antes eu não achava vaga, tinha que parar longe do local que iria realizar compras…
Ficou muito bom
Parabéns, antes eu não achava vaga, tinha que parar longe do local que iria realizar compras… Ficava só rodando