sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesSaúde

NA FASE FINAL: Obra da UPA 24H de Fabriciano atinge 70%

DCIM100MEDIADJI_0040.JPG

FABRICIANO – A obra de construção da UPA 24H de Coronel Fabriciano chegou nesta semana a 70% do previsto. O novo equipamento da Saúde municipal entrou na fase do acabamento interno e externo, finalização dos telhados, construção do estacionamento e muro da unidade. A UPA do Tipo II, ocupa uma área de aproximadamente 1,4 mil m² de construção, com capacidade para atender 250 pacientes dia.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau explica que a UPA 24 Horas vai possibilitar melhor reorganização do sistema de saúde na cidade com mais eficiência e agilidade nos casos de maior complexidade. “A UPA vai desafogar e muito o hospital Dr. José Maria Morais e as unidades básicas de saúde, atendendo casos de urgência e emergência ambulatoriais, inclusive pediatria, que hoje são atendidos no Corujão da Saúde, no Santa Cruz, e principalmente, no pronto-socorro do HJMM”, completa.

O prédio é situado na avenida Maanaim, no bairro Silvio Pereira II e tem custo estimado em R$ 3,7 milhões com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura. Também já estão garantidos R$ 800 mil para os equipamentos.

REDE MUNICIPAL COMPLETA

A reestruturação e qualificação da rede municipal de saúde está no plano de metas do prefeito, Dr. Marcos Vinicius. E a implantação da UPA 24 Horas é parte principal do plano de governo. “Com o funcionamento da UPA, os pacientes do SUS de Fabriciano passarão a contar uma unidade e quadro de profissionais, incluindo médicos, para atender exclusivamente os casos que exijam a atenção intermediária, por exemplo, quedas com torsão e dor forte ou suspeita de fratura, cólicas renais, dores fortes no peito, febre alta entre outros”, completa o prefeito Dr. Marcos Vinicius. A UPA contará com 11 leitos de observação para o público adulto e pediatria, pronto-socorro odontológico e serviços de raio X e eletrocardiograma. Haverá ainda sala de politrauma (ortopedia) para casos que exigem estabilização dos pacientes, isolamento e de medicação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *