Estacionamento Faixa Azul de Timóteo agora é no sistema eletrônico
TIMÓTEO – Nesta terça-feira (2) entrou em operação o novo sistema eletrônico de estacionamento rotativo em Timóteo. Agora, ao estacionar na vaga numerada, o consumidor terá a placa do seu veículo lançada no sistema por um monitor por meio de aplicativo. A partir de dez minutos após o lançamento da placa no sistema operacional, começa a contabilizar o período de utilização, que estará limitado em duas horas para aquela vaga. Dentro desse período, o motorista poderá usar outras vagas sem ter que pagar a mais por isso. R$ 2,00 é o valor da hora estacionado.
A empresa Faixa Azul Minas está fazendo o gerenciamento do estacionamento rotativo público. Timóteo é a oitava cidade brasileira a contar com essa ferramenta tecnológica. O Instituto Maçônico – IMAG continua sendo o gestor do sistema.
Ao todo, o Município destinou 600 vagas para estacionamento rotativo, dos quais 5% serão asseguradas para idosos e 2% para deficientes. Ao mesmo tempo, haverá “zonas de escape” para quem preferir estacionar sem pagar pela vaga. Outra inovação é a cobrança fracionada, ou seja, o motorista pagará somente pelo tempo em que a vaga for utilizada.
Para ter acesso à vaga de estacionamento, o consumidor pode comprar com os monitores, em postos de venda credenciados, pelo site faixaazulminas.com.br, ou por meio do aplicativo.
Outra inovação é que a prefeitura terá acesso ao sistema de gestão e aos recursos gerados, informações que serão disponibilizadas para toda a população.
O Controlador Interno da Prefeitura, Thiago Andrade Castro, explicou que a modernização do sistema vai garantir uma maior eficiência e transparência dos recursos recebidos, sendo que 50% do lucro líquido será revertido para a Prefeitura de Timóteo. “A prestação de contas será divulgada no Portal da Transparência do Município”, informou Thiago Castro.