Ipatinga centraliza a aplicação da vacina Pentavalente em nove Unidades de Saúde
Ipatinga – Com o desabastecimento da vacina Pentavalente, por parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) sediada em Coronel Fabriciano, a Prefeitura de Ipatinga informa que a aplicação do imunobiológico será centralizada, a partir desta quinta-feira (7), em nove Unidades Básicas de Saúde do município: Veneza, Limoeiro, Bethânia, Bom Jardim I, Iguaçu, Bom Retiro, Vila Celeste, Caravelas e Esperança II. O horário de funcionamento das salas de vacinação é de 7h30 às 15h30.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, lembra que desde o fim de outubro o município vem sofrendo com o desabastecimento da vacina Pentavalente. A última informação repassada pela SRS, órgão responsável pelas distribuições de vacinas nas cidades, é de que até o dia 6 de novembro uma nova remessa seria enviada a Ipatinga. Porém, levando em conta o número de doses aplicadas nos últimos meses, a quantidade entregue ainda é considerada insuficiente. Outro ponto negativo é o não envio da vacina DTP.
“Recebemos pouco mais de 1.000 doses da vacina, e sabemos que esta quantidade não atende toda demanda do município. Portanto, a fim de se evitarem perdas e o desabastecimento da vacina Pentavalente na rede pública, a Secretaria Municipal de Saúde adotou a estratégia de centralização do atendimento em algumas unidades”, explicou.
Vale ressaltar que os outros imunobiológicos preconizados no Programa Nacional de Imunização estão disponíveis normalmente nas salas de vacinação do município.
Imunização
A Pentavalente é a combinação de cinco vacinas em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B). As crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida.