Frequência AM da Rádio Inconfidência será preservada em 2020
Redação – Orçamento para a Rádio Inconfidência está garantido em 2020. A preservação da emissora, incluindo a frequência AM, e a previsão de recursos para o seu custeio foram anunciadas pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Landi Matte, durante reunião do Assembleia Fiscaliza, nesta quinta-feira (10/10/19). A demanda já havia sido apresentada no primeiro ciclo de prestação de contas da pasta, em junho deste ano, por deputados e deputadas do Parlamento mineiro.
Em especial, os membros da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) comemoraram o atendimento do pleito. O Executivo chegou a anunciar o fechamento da Inconfidência AM em abril, o que motivou a realização de atividades como audiências públicas para buscar a reversão da decisão.
Segundo Marcelo Landi Matte, quando chegou à secretaria, não havia sequer previsão de orçamento para a emissora. “Hoje, recuperamos os recursos da Rádio Inconfidência, que giram em torno de R$ 3,5 milhões”, ressaltou o gestor, que acrescentou que a frequência AM será mantida, ainda que não haja, por enquanto, verbas para substituir os equipamentos, já obsoletos.
O presidente da Comissão de Cultura, deputado Bosco (Avante), dentre outros, apontou as medidas da secretaria como resultado do esforço conjunto entre o órgão e o Poder Legislativo. Em julho de 2019, relatório com informações levantadas em debates, na Assembleia, e com propostas para viabilizar o funcionamento da rádio, foi entregue ao gestor.