Exoneração do Ministro do Turismo Álvaro Antônio, pode melar a posse do suplente e fabricianense Enéias Reis
REDAÇÃO – O portal G1 deu destaque na manhã desta quarta-feira (6) ao ato do presidente Jair Bolsonaro, que exonerou o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), do cargo de ministro do Turismo. O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira (6) do “Diário Oficial da União”.
De acordo com a assessoria do ministro, ele foi exonerado da pasta para poder tomar posse no cargo de deputado. Parlamentares eleitos têm até 60 dias para tomar posse.
Antônio é um dos quatro ministros de Bolsonaro que também é deputado e o único que ainda não havia sido exonerado pelo presidente para tomar posse no mandato de parlamentar. Ele também é o único dos 513 deputados eleitos em 2018 que não compareceu à cerimônia de posse no dia 1º deste mês. Na ocasião, a assessoria do ministério afirmou que ele estava de licença médica.
Os outros três ministros – Onyx Lorenzoni (DEM-RS), da Casa Civil; Tereza Cristina (DEM-MS), da Agricultura; Osmar Terra (MDB-RS), da Cidadania – foram exonerados para tomar posse e já foram nomeados novamente.
Nesta manhã, o ministro afirmou em rede social que retomará as atividades no ministério nesta quinta-feira (7). “Em tempos de fake news, importante avisar: hoje tomo posse na Câmara dos Deputados e amanhã retorno as atividades frente ao Ministério do Turismo”, disse Marcelo Álvaro.
FORO PRIVILEGIADO
Na visão de alguns cientistas políticos, tudo isso pode ser uma jogada para o ministro ganhar foro privilegiado. Álvaro Antônio, tinha certeza de que seria ministro até o final do mandato de Bolsonaro ao desprezar a posse de deputado federal. Agora, como anda na corda bamba, após uma avalanche de denúncias, vai tomar posse no cargo de deputado, se afasta e retorna ao Ministério do Turismo com apoio de Sérgio Moro.
SUPLENTE
No lugar de Álvaro Antônio na Câmara Federal estava se preparando para tomar posse na qualidade de suplente, o vereador Fabricianense, Enéias Reis, que já pediu licença do cargo. Na sessão ordinária da Câmara realizada ontem (terça-feira), o suplente de Enéias Reis, Eugênio Pascelli, participou da primeira sessão.
O suplente Eugênio Pascelli, em conversa com alguns parlamentares, mostrou disposição para reivindicar o mandato em definitivo, visto que no seu entendimento o processo do pedido de afastamento Enéias Reis, foi encaminhado errado. Ele (Pascelli) entendi que o vereador titular teria que se desligar em definitivo da Câmara de Vereadores. O vereador Enéias não foi encontrado para falar do assunto.
Íntegra do decreto de exoneração:
DECRETO DE 5 DE FEVEREIRO DE 2019
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso I, da Constituição, resolve EXONERAR MARCELO HENRIQUE TEIXEIRA DIAS do cargo de Ministro de Estado do Turismo.
Brasília, 5 de fevereiro de 2019; 198º da Independência e 131º da República.
JAIR MESSIAS BOLSONARO
Sérgio Moro
A exoneração trata de Marcelo Henrique Teixeira Dias, mas ele é conhecido por Marcelo Álvaro Antônio.