sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Estátua Carlos Drummond de Andrade retornou com festa para a nova Biblioteca do Timirim

TIMÓTEO (Fotos PCReis) – A Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond, em Timóteo, viveu mais um dia memorável na noite desta sexta-feira (15), para a reinauguração da reforma do prédio e da estátua em bronze do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. A escultura retorna ao seu local de origem após quatro anos jogada nos escombros da secretaria municipal de Obras.

Estiveram presentes na concorrida solenidade que contou com a cobertura exclusiva do JBN, a escritora Zaíra de Carvalho, o cantor e compositor Roberto José e a artista plástica Ângela Athaide; diretores das escolas municipais, professores e muitos outros convidados. Também estiveram presentes o prefeito Douglas Willkys e a primeira dama Kamila Karen Araújo Oliveira; o vice-prefeito e secretário de Educação José Vespasiano Vespa e a esposa professora Rosimary Aparecida Cassemiro; o vereador Alexandre Maria; os secretários municipais Jair Ribeiro, Eduardo Morais, Humberto Abreu e Thiago Castro; a vice-presidente do PSB, Drª Alda Castro, e o presidente da REDE, Elias Carlos Lopes.

Para a coordenadora da biblioteca, Eva Eulália Teixeira, a reinstalação da escultura “se traduz de um simbolismo cultural e de preservação da memória nacional de um dos principais escritores brasileiros”.

Para o Professor Vespa, a restauração da estátua era uma demanda dos funcionários da biblioteca e também dos estudantes e frequentadores, haja vista que ela já tinha se tornado um atrativo e estava incorporada ao cenário local. Segundo ele, a restauração da estátua de Carlos Drummond de Andrade é um resgate da cultura e demonstra também o respeito da administração municipal com o patrimônio público. “Devolver essa obra à biblioteca é um ato simbólico de valorização do hábito da leitura e de um dos principais mestres da literatura brasileira”, pontuou o secretário de Educação de Timóteo, informando que a estátua foi restaurada pela artista plástica Ângela Athaíde.

“Resgate cultural e respeito ao patrimônio”. Com tal colocação, o  prefeito Douglas Willkys revelou a sua ansiedade para retornar com a obra de arte para Biblioteca Pública. Douglas parabenizou o esforço coletivo das funcionárias da Biblioteca, da coordenadora Eva Eulália e do secretário de Educação, José Vespasiano Vespa. Ainda elogiou as notícias publicadas pelo JBN sugerindo a volta da obra de arte para o seu local de origem.

A BIBLIOTECA – A Biblioteca Raquel Pacífico Drumond também passou por uma revitalização e recebeu pintura nas áreas internas e externas e adaptação do banheiro para pessoas com deficiência. Atualmente o espaço conta com 14 mil sócios e atende entre 800 e 1000 leitores mensalmente. Conforme a coordenação do espaço, o público é diversificado e predominantemente de jovens estudantes.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *