sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Encontro esclarece procedimentos para eventos temporários em Timóteo

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (9) uma reunião na Fundação Aperam Acesita sobre a emissão de alvarás para eventos temporários em áreas públicas e privadas. Na pauta do encontro, que contou com representantes do Corpo de Bombeiros, também foram abordados questões como a interdição de ruas e praças e o Auto de Vistoria, emitido pelos Bombeiros.

Além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também participaram técnicos das secretárias de Administração, dos departamentos de Receitas, de Trânsito e Transporte e de Meio Ambiente. O encontro teve a participação de representantes de associações, igrejas, escolas, promotores de eventos e produtores culturais.

O encontro faz parte do projeto Inova iniciado no final de 2018 e idealizado pela Secretaria de Planejamento visando a otimização dos processos e padronização dos atendimentos para que estes sejam executados em menor tempo e com maior eficiência. Atualmente, o Inova está centrado na organização e padronização dos processos administrativos de eventos temporários. Numa fase posterior a iniciativa focará na concessão de Alvarás para construção civil.

O 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros estava representado pelo sargento Lassif que destacou a importância de reuniões como a que foi promovida nesta quinta-feira pela Prefeitura de Timóteo. “Esse alinhamento com os produtores culturais, entidades e promotores de eventos é fundamental do ponto de vista da segurança do público. A padronização dos procedimentos é importante, pois dá transparência ao evento e garante a prevenção contra riscos de acidentes”, citou. Ele destacou ainda a obrigatoriedade da retirada do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) com antecedência para que o evento transcorra sem problemas.

Para o produtor cultural da Casa Cult, Michel Ferrabiamo, a reunião foi essencial para dinamizar a forma de se explorar os eventos em locais públicos em Timóteo, “criando uniformidade para que todos os eventos sigam o mesmo padrão”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timóteo, Hiler Félix, por sua vez, achou positivo esse primeiro encontro e lembrou que outros serão organizados. “Com certeza as pessoas estão tendo uma maior clareza sobre a dinâmica que estamos implementando. De início, muita gente achou que estávamos querendo criar mais burocracia, mas é exatamente o contrário, queremos facilitar os procedimentos”, disse Hiler, acrescentado que os procedimentos podem ser feitos pela internet no portal da prefeitura http://www.timoteo.mg.gov.br.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *