Comarcas do Vale do Aço realizam ações pela Paz em Casa
Redação – As Comarcas de Açucena, Caratinga, Inhapim, Ipatinga e Timóteo, todas do Vale do Aço, desenvolveram uma série de ações integradas durante 15ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, realizada no último mês de novembro.
A programação foi desenvolvida com a união de esforços dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e outras entidades da sociedade civil.
No dia 25/11, na abertura do evento, foi realizado um seminário, no salão do júri do Fórum de Timóteo, para debater o tema da violência doméstica, com palestra proferida pela juíza da comarca Beatriz Auxiliadora Rezende Machado. A magistrada é integrante da Coordenadoria da Mulher (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Além do seminário, integraram as atividades do evento, que ganhou o nome de “Semana Integrada da Justiça pela Paz em Casa no Vale do Aço”, palestras, rodas de conversa, blitz educativa e orientações jurídicas prestadas por advogadas voluntárias nas sedes das comarcas e nos municípios que as integram.
Timóteo
No dia 26/11, foi realizada uma atividade especial no Município de Marliéria, que integra a Comarca de Timóteo. Foi o intervalo cultural temático, que aconteceu na Escola Estadual Horto Belém, com palestra sobre violência doméstica, proferida pela juíza Beatriz Machado.
No dia 27/11 a ação foi no Município de Jaguaraçu, onde foi realizada uma audiência pública, promovida pelo Poder Legislativo e voltada para estudantes do ensino médio, com o tema violência doméstica.
No dia 28/11, cem funcionários da Secretaria de Obras de Timóteo assistiram à palestra de um psicólogo sobre o uso de álcool e drogas e seus reflexos na violência doméstica. Também nesse dia foi realizado um aulão para 300 alunos de escolas municipais, com palestra proferida pela juíza Beatriz Machado.
No dia 29/11, uma tenda foi montada na quadra do Distrito de Cachoeira do Vale para abrigar ações comunitárias de combate à violência familiar, e no dia 30/11 a ação solidária aconteceu no Bairro São José.