Ciranda de Soli faz doação de brinquedos no Achado de Cima, em Fabriciano
Fabriciano – Uma produção de bonecas de pano de Coronel Fabriciano vai fazer a diferença na vida de muitas crianças na comunidade do Achado de Cima, zona rural de Santana do Paraíso. Está agendado no próximo sábado (5) a sétima doação da marca Ciranda de Soli – a primeira fábrica de brinquedos do Brasil que segue o modelo de negócio chamado One for One. Para cada boneca vendida pela empresa, outra é doada a uma criança que não pode comprar.
As atividades estão dentro da programação do Rotary Club de Ipatinga que realiza uma tarde de brincadeiras e atividades em comemoração ao Dia das Crianças. ‘Estamos muito felizes pelo acolhimento que o Rotary fez da nossa doação dentro das atividades deles no Achado. Sempre que possível, estamos buscando parceiros para as doações, pois juntos, conseguimos aumentar o impacto nas comunidades e nas instituições`, afirma Edlayne de Paula.
A empresa está em operação desde dezembro de 2018 e é administrada pelas empreendedoras Edlayne de Paula e Fabiana Schimitz. Até agora foram impactadas 156 crianças carentes em seis instituições diferentes, de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Governador Valadares, Santa Rita do Sapucaí, além de Santana do Paraíso. Também estão programados a doação de mais 167 bonecas nos próximos meses. Mesmo sendo uma empresa recente, a Ciranda de Soli já acumula destaque em publicações importantes do País como o caderno de negócios do Jornal Estadão, além do site da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
O primeiro produto da empresa é a boneca Soli desenhada especialmente para a marca pela artista plástica, Adriane Lima. O nome é uma brincadeira com a palavra solidariedade e é um produto cheio de significados. `Soli vem de Sol, porque ilumina a vida de muitas crianças, por isso a boneca tem a pele com a cor amarela. Também vem de Solidão, pois a Soli é uma companhia para esses meninos e meninas que precisam de amor. O nome também lembra sorriso, porque você sempre vai dizer o nome da boneca sorrindo`, explica Fabiana Schimitz. A Ciranda de Soli é uma marca de presentes com propósito. A embalagem também é especial, pois ao ser recortada também vira uma boneca de papel.
Inovação em forma de solidariedade
Um dos grandes diferenciais da Ciranda de Soli é a transparência na doação. Segundo Fabiana Schimitz, os clientes recebem uma mensagem pelo celular informando a data e a entidade beneficiada. “O cliente sempre vai saber para onde a Soli de doação dele será destinada. Faz parte da nossa prova social”. Atualmente, as mensagens são encaminhadas por whatsapp, mas a Ciranda de Soli está procurando parceiros para desenvolver uma espécie de QR-CODE e um número único para cada Soli. Informações sobre a originalidade, local de produção, costureiras envolvidas e a entidade beneficiada estarão nesse código.
Fazendo a diferença
A Ciranda de Soli é inspirada no modelo de negócio chamado One for One. As empresas que seguem a filosofia doam um produto a uma pessoa carente a cada venda efetivada. A proposta é do empreendedor americano, Blake Mycoskie, fundador da marca de sapatos Toms Shoes. A ideia surgiu em uma viagem de férias na argentina, quando Blake descobriu que havia uma necessidade das crianças carentes do local por sapatos. Andar descalço era um fato gerador de doenças para a comunidade infantil o que impossibilitava muitas vezes até a locomoção até a escola.
No livro `Comece algo que faça a diferença`, Blake conta como foi o surgimento do modelo de negócio que envolve solidariedade em um empreendimento sustentável e que beneficia a vida de muitas pessoas.
Onde comprar
A boneca Soli está disponível para venda em sete modelos diferentes e podem ser adquiridas pelo site www.cirandadesoli.com.br ou (31) 98875 5041 (whatsapp)