Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) promove soltura de aves na Lagoa Tiririca
“As aves foram recuperadas de cativeiro irregular, por apreensão ou entrega voluntária, e passaram por processo de reabilitação no Cebus. Agora, estão de volta ao lugar de onde nunca deveriam ter saído”, afirma o sargento Sales.
Para a bióloga do Cebus, Cláudia Diniz, a devolução de animais à natureza completa um ciclo que representa uma das funçõesatuais de um zoológico. “Por meio do Projeto de Reabilitação da Fauna Sem Lar, acolhemos, tratamos e reabilitamos animais silvestres. Devolvê-los à natureza é sempre o nosso objetivo e, quando isso é possível, nos enche de alegria”, relata Cláudia.
PRÓXIMAS SOLTURAS
Ainda nesta semana, o Cebus vai entregar ao IEF mais 15 jandaias maracanãs para soltura na região de Teófilo Otoni. As aves passaram por processo de reabilitação, durante pouco mais de seis meses, e agora estão prontas para serem devolvidas à natureza.
“As aves foram trazidas ao Cebus ainda filhotes e são bastante jovens, o que facilita a devolução à natureza. Quanto menos contato com seres humanos tiverem, mais fácil é a adaptação à vida silvestre novamente”, detalha Cláudia.