Causas de incêndio no Ecoponto de Ipatinga ainda são apuradas
IPATINGA – Autoridades da área de segurança pública apuram as reais circunstâncias de um incêndio que irrompeu na madrugada desta terça-feira, por volta de 2h40, no Ecoponto situado no pátio da Suplan, no bairro Cidade Nobre. O local é usado para recebimento de pneus inservíveis recolhidos junto a borracharias e serviços afins, e que são encaminhados periodicamente para reciclagem de empresas especializadas.
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), vigilantes que realizam regularmente o trabalho de ronda no local acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros, logo que perceberam o início do sinistro. As chamas só foram controladas totalmente por volta das 6h. Também foram acionados como apoio funcionários e caminhões-tanques da Infrater e da Vital Engenharia.
Conforme a Secretaria, felizmente houve apenas danos materiais. Foram destruídos os pneus alojados no local e ainda três galpões. Como medida preventiva, o trânsito foi interrompido em trecho próximo da rua Graciliano Ramos, enquanto o incêndio era controlado.
Diante do ocorrido, está suspenso temporariamente o recolhimento de pneus no Ecoponto de Ipatinga. A prefeitura recomenda que, enquanto o serviço não é restabelecido, os materiais sejam acondicionados em lugar seguro pelos demandantes.
A administração municipal alerta que o descarte irregular de pneus é uma infração ambiental de natureza grave, passível de multa que varia de 101 a 500 UFPI’s. A Unidade Fiscal Padrão de Ipatinga hoje está fixada em R$ 114,84.