BelaIdade promove oficinas sobre atendimento do Idoso
TIMÓTEO – O projeto “BelaIdade: é bom envelhecer em Timóteo”, desenvolvido pela Prefeitura de Timóteo por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promove mais uma série de workshops desta vez com o tema “Aperfeiçoando o Atendimento do Idoso”. As oficinas estão sendo realizadas no auditório do Paço Municipal, abrangendo profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS) e da área de educação (Programa Humanizar).
Ao todo, serão capacitados 200 profissionais divididos em dez turmas no período de 22 de julho a 15 de agosto, além de membros do Conselho Tutelar. Os cursos são ministrados em parceria com o SENAC. As oficinas sobre atendimento do idoso estão sendo realizadas pelas professoras Josiane Castro, enfermeira e mestre em Gestão Integrada de Território, e Krisna Reis Faria.
O projeto BelaIdade tem por objetivo otimizar os serviços de atenção às pessoas idosas nas redes do SUAS e SUS. Além dos workshops, o projeto prevê a distribuição de material informativo, cartilhas e ações de mobilizações da comunidade para um maior envolvimento com as questões relativas aos idosos.
Temas
O BelaIdade promoverá 37 workshops em 2019, com diferentes temas junto aos profissionais e usuários das redes SUAS e SUS. Desde junho, já foram realizados seis workshops voltados para os profissionais que atuam no Sodalício Tio Questor e Unidades Básicas de Saúde com temas ligados ao atendimento de alta complexidade: “Preparo e Administração de Medicamentos”; “Primeiros socorros, como agir em situação de emergência”; e “Biosegurança, Saúde e Risco Microbiológico”.
No período de 16 de setembro a 1º de outubro, serão realizadas oficinas voltadas para os usuários dos serviços públicos de saúde e assistência social. Nesta etapa, as capacitações contarão com a participação de representantes das Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, Projeto Andanças, Conselho Municipal do Idoso e do Programa Humanizar.
Os temas abordados serão “Educação Financeira”; “Mitos e Verdades sobre o Envelhecimento”; “Estatuto do Idoso e Direito da Pessoa Idosa”; e “Imagens do Envelhecimento e Alimentação Saudável”. As capacitações do BelaIdade são realizadas com recursos da ordem de R$ 164 mil do governo federal. Todas as oficinas acontecerão no auditório do Paço Municipal.