Assembleia inaugura novo espaço para a imprensa
Redação – O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), vai inaugurar, na quarta-feira (31/7/19), às 10 horas, um novo espaço que busca facilitar o trabalho dos jornalistas que fazem a cobertura institucional da Casa. A sala, localizada ao lado do Plenário, recebeu o nome de Dídimo Paiva, um profissional que se tornou referência do jornalismo e da luta pela democracia em Minas Gerais.
A viúva do homenageado, Maria Aparecida Murta dos Santos, participará da solenidade de inauguração, que ainda vai contar com a presença de representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), do Centro de Cronistas Políticos e Parlamentares de Minas Gerais (Ceppo) e da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), além de outros profissionais da imprensa.
O presidente da Assembleia ressalta que a sala foi planejada para proporcionar mais conforto aos jornalistas que fazem a cobertura do Legislativo, tornando esse trabalho ainda mais eficiente.
“Essa iniciativa demonstra nosso respeito por esses profissionais e também nossa homenagem a um jornalista que foi voz ativa contra o autoritarismo e a censura. Uma imprensa livre é condição essencial para o pleno funcionamento da democracia”, reforça o deputado Agostinho Patrus.
A nova sala tem mobiliário adequado às atividade dos jornalistas, TV, cabos de rede para acesso à internet e wi-fi. Há, ainda, estrutura para entrevistas coletivas e uma cabine para gravações, com isolamento acústico e telefone.
Natural de Jacuí, no Sul de Minas, apenas nos Diários Associados, onde encerrou a carreira como editorialista, Dídimo foi editor dos cadernos Nacional, Internacional e Opinião. Amante da leitura, da política, da justiça e da democracia, o homenageado também foi um grande defensor da liberdade de expressão.
Entre 1975 a 1978, ele presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Estado. Segundo o portal da entidade, foi dele a iniciativa de abrir a Casa do Jornalista para todos os setores sociais que lutavam pela liberdade e pela democracia. Ainda segundo o SJPMG, foi na gestão de Dídimo que nasceu o chamado “novo sindicalismo” em Minas Gerais.
Revitalização – Ainda como parte das medidas de suporte à cobertura jornalística no Parlamento mineiro, foi revitalizada a Sala de Imprensa Jornalista Wander Moreira, localizada no térreo do Palácio da Inconfidência. Móveis mais adequados ao espaço vão garantir sua reconfiguração, com melhoria na circulação e no uso da estrutura. A acústica no local também foi aprimorada.