Vereador Thiago Lucas sugere atendimento domiciliar a idosos e deficientes
FABRICIANO – Pessoas idosas, com deficiência física ou doenças que dificultem a locomoção poderão ser vacinadas em suas casas em Coronel Fabriciano. O atendimento domiciliar, para vacinação, está previsto em um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal, de autoria do vereador Thiago Lucas (PT), que cria o “Programa de Vacinação Domiciliar”.
A medida abrange vacinas que já constam no calendário do SUS voltadas a essa parcela da população, como a contra a gripe, e ainda outras que venham a ser indicadas por médicos.
O projeto do vereador Thiago Lucas, em tramitação no Legislativo Fabricianense, abrange, além dos idosos, as “pessoas com deficiência motora, multideficiência profunda com dificuldade de locomoção, doenças incapacitavas e degenerativas”. Além do domicílio dos beneficiários, o vereador prevê que a vacina também alcance as entidades de atendimento público ou as sem fins lucrativos conveniadas com o poder público, nas quais as pessoas de que trata o projeto estejam abrigadas ou estejam sendo assistidas.
MÉTODO PREVENTIVO
A vacinação é um método preventivo eficaz para se evitar diversas doenças e as pessoas idosas e deficientes muitas vezes têm dificuldade para ter acesso ao serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que segue cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. “Como o município possuí o Programa de Saúde da Família (PSF), ficaria mais fácil identificar e realizar o acompanhamento dos idosos e deficientes, que necessitem não só das vacinas, mas de um acompanhamento assistencial”,
frisa o vereador Thiago Lucas autor do Projeto de Lei, que também apontou as dificuldades de acessibilidade enfrentadas pelas pessoas no momento em que procuram as unidades de saúde e de assistência social.
A matéria assinada pelo vereador Thiago Lucas estará fazendo parte da pauta de votação da sessão Ordinária do Legislativo do próximo dia 26 de junho.