Melhoria e ampliação da Coleta Seletiva em Fabriciano é debatida em Audiência Pública
Fabriciano – Por iniciativa das paróquias São Sebastião, Santo Antônio e São Francisco Xavier, em conjunto com o vereador Marcos da Luz (PT), através do Requerimento nº 91/2018, foi realizada uma Audiência Pública para debater com convidados o tema “Coleta Seletiva”.
O encontro aconteceu nesta quarta-feira (16), no plenário da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano. Estiveram presentes representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Acicel-CDL, redes de ensino e comunidade em geral.
Com base nas iniciativas da reunião do clero da Diocese Itabira-Fabriciano, as três paróquias, com o apoio da Comissão de Meio Ambiente da Paróquia Santo Antônio, através de abaixo-assinado contendo cerca de cinco mil assinaturas de moradores da cidade, foram solicitadas melhorias e ampliação da Coleta Seletiva no município.
“Sabe-se que, atualmente, apenas alguns logradouros são contemplados pelo serviço, o que inviabiliza um atendimento eficaz e de qualidade. Além disso, a maioria dos moradores desconhece o calendário de recolhimento vigente, o que dificulta a separação do material por parte da população”, dizem em carta os representantes das paróquias.
Durante audiência, os representantes das paróquias apontaram várias vantagens da Coleta Seletiva. Eles destacaram a redução do impacto ambiental e a geração de renda, por meio de parcerias com a cooperativa. A coleta de assinaturas foi um “gesto concreto” dos paroquianos a partir das Campanhas da Fraternidade dos anos 2016 e 2017, que abordaram temáticas relacionadas ao meio ambiente.
A realização da audiência pública marcou também o Dia Internacional da Reciclagem, instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura).