Incidência de casos de dengue e chikungunya no Limoeiro preocupa Secretaria de Saúde
Na Rua Jequitibá no Bairro Limoeiro está o maior número de casos registrados. O JBN apurou que entre os casos está uma idosa com suspeitas de Dengue Hemorrágica.
TIMÓTEO – A Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo realizará o Fumacê na regional Leste, no período de 25 de janeiro a 5 de fevereiro. A regional atinge os bairros Alegre, Santa Teresinha, Nova Esperança, Limoeiro, comunidade Jardim Vitória, Recanto Verde, Alphaville e Recanto do Sossego. O carro do Fumacê passará nos horários de 5 às 9h e de 17 às 21h, quando insetos adultos estão em pleno vôo.
As orientações para os moradores durante a passagem do carro Fumacê são: Abrir portas e janelas das residências; Evitar o contato direto com o inseticida; Cobrir vasilhas, líquidos e alimentos; Cobrir a água e alimentos dos animais; Evitar a exposição de pássaros e outros animais; Pessoas com doenças respiratórias deverão se dirigir para os cômodos do fundo da casa.
O Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses vem realizando ações de bloqueio de transmissão devido ao aumento dos casos notificados de Dengue e Chikungunya no setor Leste do município. O uso do fumacê, ou seja, a aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento. O inseticida mata somente mosquitos que estiverem voando no momento da aplicação. Seu efeito dura, em média, meia hora.
“De acordo com as normas do Ministério da Saúde, a utilização do carro fumacê só é indicada em localidades onde há estado de alerta para infestação do Aedes aegypti e transmissão da dengue e chikungunya com casos notificados. A indicação tem critérios bem definidos”, conforme explica César Luz, secretário de Saúde. As ações de bloqueio de transmissão e eliminação de focos do mosquito, a educação com informações sobre prevenção e os mutirões de limpeza continuam para conter o avanço dos casos.