Copasa esclarece sobre a qualidade da água em Belo Horizonte e a devolução da taxa de esgoto
No período de janeiro de 2013 a dezembro de 2017 foram realizadas mais de 180.000 análises da qualidade da água tratada na rede de distribuição (água para consumo). Desse total, 1% das amostras apresentou variação acima dos padrões de potabilidade. Ainda assim, essas amostras foram recoletadas e passaram por nova avaliação, que resultaram em providências técnicas para solucionar o problema.
Além disso, a cada duas horas são realizadas análises da qualidade da água, cujos resultados são disponibilizados no site da empresa e também na conta de água dos cidadãos. A água distribuída pela Copasa está absolutamente dentro dos parâmetros exigidos pela legislação.
A Companhia ressalta que não foi comunicada em nenhum momento e não foi procurada por nenhum órgão, por isso estranha que se faça alarde a partir de uma análise preliminar, como informado pelo próprio Ministério Público, e que carece de detalhamentos técnicos e de metodologia.
Em relação às tarifas de esgoto, a Copasa esclarece que as eventuais devoluções de cobrança fazem parte da rotina da Companhia, que fiscaliza as ligações de água e esgoto e, quando verifica alguma cobrança indevida, interrompe a cobrança e devolve os valores, por meio de crédito em conta.
A Copasa informa ainda que mantém de forma permanente o programa Caça Esgoto, que identifica e elimina os lançamentos indevidos de esgoto em redes pluviais e córregos, direcionando-os para as Estações de Tratamento de Esgoto. Desta maneira, o Programa contribui para despoluição dos corpos d’água e melhoria da qualidade de vida da população.