sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Campanha de vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo em Timóteo, ficou próxima da meta

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo encerrou a Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil e sarampo em Timóteo. Conforme balanço divulgado, o município imunizou 3.681 (88,7%) crianças contra poliomielite e 3.707 (89,5%) contra sarampo. A meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde era de 95% para crianças na faixa etária de 1 a 4 anos.

A campanha iniciou no dia 06 de agosto e foi prorrogada em todo o país até o dia 14 de setembro, com a realização de duas mobilizações do chamado Dia D, nos dias 18 de agosto e 1º de setembro. Em Timóteo, a campanha encerrou no dia 28 de setembro. A Secretaria de Saúde frisa que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção das doenças, salientando que foram feitas várias ações no sentindo de conscientizar a população sobre a importância da imunização e para ampliar o número de crianças vacinadas.

O município montou um posto de vacinação na Praça 1º de Maio no Desfile de 7 de setembro, em função do grande número de crianças que estariam circulando no evento e realizou vacinação em creches e escolas infantis durante a campanha, além de ampla divulgação por meio de som volante.

Buscando alcançar a meta vacinal, a equipe de Vigilância Epidemiológica fez o levantamento das crianças que ainda não haviam recebido a dose e realizou a vacinação nos domicílios atendidos pelas equipes do Programa Estratégia de Saúde da Família. Foi disponibilizada a vacinação também nas unidades de saúde que não possuem sala de vacina.

Todas as crianças cadastradas no sistema de saúde, que não compareceram as unidades de saúde, foram alvo de busca ativa. Neste trabalho foram resgatadas muitas crianças, inclusive com vacinas atrasadas e que tiveram esquema vacinal atualizado. Muitas crianças foram vacinadas em municípios vizinhos e outras haviam mudado de cidades.

O maior objetivo da Campanha foi impedir a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como os do sarampo e da rubéola, mantendo nosso território livre dessas doenças.  A Secretaria de Saúde de Timóteo informa, portanto, a importância para que os pais ou responsáveis, que não vacinaram os seus filhos durante a campanha, procurem a unidade de vacina mais próxima da residência para atualizar a vacinação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *